Clientes estão à procura de empresas que fazem a diferença

Quando uma empresa faz a diferença, ela passa a ter utilidade, e uma coisa só se torna útil quando está cumprindo o propósito para a qual foi criada, utilizo um exemplo prático para facilitar o raciocínio, tenho uma impressora em minha casa que parou de funcionar, ela não cumpre mais o propósito dela, que é imprimir, por conta disso já tomei uma decisão, irei descarta-la.

Tudo aquilo que não cumpre mais o seu propósito ou que não possui um propósito bem definido, está sujeito a ser descartado. É exatamente isso que os clientes fazem quando não conseguem compreender o real PROPÓSITO da sua empresa.

Pense em uma maneira de fazer a diferença e não somente ser diferente.

Fazer a diferença é algo que poucos gestores estão dispostos a se comprometer, pois implica em correr mais risco, até mesmo abrir mão de coisas consideradas como importante, imprescindível e vital.

A VENDA é um bom exemplo do que podemos considerar como algo de grande importância para uma empresa sobreviver e funcionar de maneira saudável, toda empresa precisa vender, é algo que não tem como abrir mão e muito menos perder oportunidades.

O Estadão publicou a experiência de uma cliente que retrata bem essa realidade, uma empresa que decidiu fazer a diferença:

Renata Marino perdeu a filha 10 dias após o nascimento, os pais já estavam com todos os móveis montados na expectativa da filha ir para casa, mas infelizmente isso não aconteceu. Após 5 meses, chegaram à conclusão que era hora de desmontar os móveis, ao entrar em contato com a loja tiveram uma imensa surpresa.

A loja deu duas sugestões, desmontariam os móveis para guardar na loja pra ser montado no futuro sem qualquer custo; ou poderiam devolver os móveis, que a loja estornaria 100% do valor investido.

Veja o que Renata disse ao Estadão: " ...Aí entrei em contato com a loja e foi aí que eles falaram, vendemos sonhos e não móveis. Eles tornaram a vida da minha filha mais especial, e me deram um sentimento de alívio por saber que ainda existe gente assim no mundo. Eu jamais esperaria que eles iriam receber os móveis de volta, eu já estava preparada para pagar tudo...”

“Vendemos sonhos e não móveis”, que exemplo.

O que sua empresa vende? As empresas que fazem a diferença e prosperam, possuem a real convicção do que vendem, e nem sempre aquilo que vendemos está associado a principal atividade da nossa empresa, grande exemplo disso é o que o fundador da Starbucks disse: “Não estamos no ramo de café para servir pessoas, estamos no ramo de pessoas para servir café”, isso se chama PROPÓSITO, a razão da empresa existir.

Foto: Freepik

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